Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1606 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Pão de Açúcar > Pássaros de Fogo

Ampliar imagem Pássaros de Fogo
Ricardo Pieri na primeira enfiada da Pássaros de Fogo. Foto: Mauro Chiara
Ampliar imagem Pássaros de Fogo
Ricardo Pieri na segunda enfiada da Pássaros de Fogo: Foto: Mauro Chiara
Pássaros de Fogo
Croqui original da conquista, elaborado por André Ilha. As proteções originais foram substituídas por outras de titânio, e as paradas foram duplicadas.


Ver croqui no tamanho original

Imprimir croqui
Pássaros de Fogo Imprimir informações da via
6º VIIa D2 E3
Cadastrada por: Luciano Bender, em 16-04-2019 às 16:24
Alterada por: André Ilha, em 12-01-2022 às 20:28
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: sudoeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 190 metros
Descrição: A Pássaros de Fogo é uma das vias mais bonitas do Pão de Açúcar, com grau sempre na casa do V ou VI, e um crux técnico de VIIa. A via foi toda "titanizada", ou seja, todos os grampos antigos foram substituídos por outros de titânio colados. Além disso, todas as paradas foram duplicadas com os mesmos grampos.

Para acessar a base da via, é preciso entrar a Pista Cláudio Coutinho, no canto esquerdo da Praia Vermelha na Urca. Aproximadamente na metade da pista, é preciso pegar a trilha para o Morro da Urca, que é praticamente uma avenida, e subir em direção ao colo do Morro da Urca com o Pão de Açúcar. Chegando-se ao colo, é preciso seguir por uma trilha para a direita, em direção à aresta da face oeste do Pão de Açúcar. Quando chegar à face oeste, a trilha se divide: para a esquerda fica a base das vias Italianos, Cavalo Louco e Cão Danado. Para a direita, acessa-se a base da Pássaros de Fogo, cuja trilha vai margeado a rocha e descendo ligeiramente em direção ao Totem. A base da Pássaros de Fogo fica exatamente no final dessa trilha, onde é possível ver o primeiro grampo da via.

A primeira enfiada começa por uma rampa de aderência. Após, para atingir-se o segundo grampo, é preciso fazer uma horizontal delicada para a direita, para, depois, voltar a subir em agarras e fazer outra horizontal para a esquerda, passando-se por alguns buracos na rocha. Nesses buracos, é preciso tomar cuidado com os marimbondos, principalmente no verão quando estão em maior quantidade e mais agitados.

O crux da via fica exatamente no último lance dessa travessia, quando é preciso superar um buraco e, depois, fazer um lance técnico em agarras pequenas até um buraco pequeno, onde a proteção pode ser melhorada com um Hexcentric #9. Na sequência, a via segue para cima, passando por um lance de batente para a esquerda e fechando com dois lances de domínio até chegar-se à P1.

Obs: devido às duas horizontais da primeira enfiada, recomenda-se usar fitas grandes (60, 80 e 120cm) ou fazer-se uma parada intermediária para evitar o arrasto da corda.

A segunda enfiada é praticamente uma linha reta para cima, onde existe somente com um lance especial, curto, para a direita (no meio da enfiada), que segue por um veio de cristal, graduado em torno de VI grau. No final da enfiada, o grau cai. A segunda parada pode ser feita em um pequeno platô.

A terceira enfiada é curtinha, mas segue por lances técnicos de VI grau, em aderência. Ela termina em um mini-platô no canto direito da parede, após fazer um pequeno ziguezague.

A quarta enfiada segue em lances de VI, mas, à medida que avança na parede, o grau vai diminuindo até atingir um V ou IV grau.

A quinta e última enfiada segue em III grau, fazendo uma pequena travessia para a esquerda e, depois, seguindo por uma rampa fácil até o platô da Variante Cisco Kid, na extrema esquerda, próximo ao cabo de aço do Paredão CEPI. Esse platô é relativamente grande e bem abrigado.

Para atingir-se o cume, pode-se seguir pela Variante Cisco Kid ou pelo cabo de aço do CEPI. Para descer, basta pegar o bondinho para o Morro da Urca e depois a trilha de descida para a Pista Cláudio Coutinho, que vai dar na Praia Vermelha.
Fonte:

Coordenadas: -22.949717388211326,-43.156846690424004
Data da conquista: 28/04/1983
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local